Mudanças

Continuando a falar sobre mudanças, do post anterior...

Já comentei com vocês que agora que estamos no Caribe muita coisa mudou, aliás, parece que mudou tudo, em vários aspectos, em relação ao navio e também pessoalmente, não necessariamente por estar no Caribe...

Não dá nem pra querer comparar o estilo de vida que eu tinha antes estando na Europa e Africa com agora. Os lugares que eu visitei antes eram muito mais históricos e os programas culturais, enquanto os portos que visitamos agora são mais pela natureza, em clima de férias mesmo, sol, areia branquinha, água cristalina, e tudo mais que as pessoas associam ao Caribe. O perfil desses cruzeiros é outro, e o dos passageiros também. Antes, só tinha velhinhos, aposentados e cheios da grana, eles não vem de férias, mas muitos tem o "cruising lifestyle", como se fosse um estilo de vida de cruzeiro. Pelo menos eu, antes de vir, tinha uma imagem de cruzeiro como um evento especial na vida de alguém, que acontecia uma, ou quem sabe duas ou três vezes vezes na vida, quantas a situação financeira da pessoa permitir, mas descobri que a minoria dos passageiros está no seu primeiro cruzeiro; eles fazem vários por ano, tem gente que já está no seu centésimo e tanto cruzeiro...e a maioria é casal (de velhinhos, não esqueçam). Como fotógrafa, observei um comportamento de consumo que exemplifica esse fato: vários passageiros escolhem a melhor foto deles e pede pra imprimir três, quatro, cinco cópias da mesma foto, para dar pra cada um dos filhos do casal de velhinhos quando voltarem pra casa. É bonitinho, aliás, é de se admirar. Eu já comentei com vocês aqui no blog antes, que é "inspirador" ver os velhinhos que mal conseguem andar mais e ainda tem disposição para sair e conhecer o mundo e aproveitar a vida. Eu não sei se eu que tinha uma visão muito errada da vida das pessoas de mais idade, mas na minha cabeça tinha mesmo um estereótipo de que velhinho fica só em casa assistindo televisão e fazendo tricô, esperando a vida passar (ou acabar). É uma lição de vida mesmo, isso que tô falando não se aplica a um ou dois casais que conheci na minha viagem de 6 meses, mas a praticamente 2500 novas pessoas que conheço a cada 14 dias! Viajar realmente abre nossos olhos e faz com que vejamos o mundo com outros olhos, encarar a vida com princípios mais refinados, escolhidos dedo a dedo do que se vê de melhor num horizonte mais amplo do que estamos acostumados a ver dentro de uma vida com rotina.

Falo tanto de velhinhos porque eles são o público alvo da empresa que trabalho, e com razão, eles não precisam estar de férias nem usar o décimo-terceiro para estarem viajando. Voltando a falar de mudanças, essa época de final/ começo de ano, as pessoas estão de férias do trabalho, as crianças de férias da escola, então estamos recebendo várias famílias a bordo, o que é muito bom, para dar uma variada nas cabeças grisalhas pelo navio. Agora, não só vendo várias cópias da mesma foto para os filhos dos velhinhos mas ao invés, todos os filhos do casal estão presentes e na mesma foto. Agora ainda tem velhinhos, mas não só; antes, se tinha uma ou duas crianças por cruzeiro era muito, cruzeiro passado tinha 400, nesse tem umas 100.

Outra mudança é que antes praticamente cada lugar que eu ia era novo, e agora não vai mais ser assim, estou fazendo o mesmo cruzeiro pela segunda vez, e vou voltar nos mesmos 14 lugares algumas vezes, com algumas poucas variações. Isso tem um lado bom, agora quando chego no lugar sei que não será a última vez que estarei lá então não tenho mais a obrigação de sair e conhecer tudo num único dia, e posso até me dar ao luxo de ao invés de sair e conhecer, passar o dia atualizando minha vida na internet.

Agora uma mudança nem um pouco boa e que vocês já devem ter notado nas fotos é que engordei 4 kilos desde que cheguei! Tenho tentado ir na academia e me controlar mas não é fácil manter o peso com essa comida de navio. Sabe quando a gente tá de férias e come um monte de porcaria? Ou melhor, imagina um café da manhã continental de hotel, super completo. A comida aqui é assim, é comida de férias das pessoas, mas eu vivo aqui!

5 comentários:

ahoy! disse...

força pra continuar, camila! estou indo para o Grand no próximo mês e li muita coisa no seu blog pra me situar. a nossa rota será bem parecisa. Boa sorte e sucesso sempre!

Primo Tacca Neto disse...

Mas esse note ta fazendo uma diferença hein... :) agora sim dá gosto de vir até aqui.

Beijo menina malvada

Unknown disse...

cami!!!

como que tu conseguiu engordar só 4kg? eu já teria ultrapassado a barreira dos 10kg.. certeza! kakakka

e eu adorei esse teu notebook! só falta nos encontrarmos no MSN!

bjocas

Luciana disse...

Linda, to adorando esses teus posts super filosofais!!!! É realmente uma experiência sem igual!
Saudades... beijos meus e da Leticinha....

nasc disse...

Ei Camila, parabéns pelas postagens. Cada vez mais expressando o dia-a-dia de como é viver dessa maneira. Super interessante olharmos seu ponto de vista e 'navegarmos' juntos!
Continue ai que continuamos daqui a viagem!
Quanto aos kgs, relaxe... é natural, tanta gente ganhou isso só com natal e reveillon, você ai com toda essa mordomia de restaurantes (rs), tá muito bom!
Quando chegar terá tempo suficiente para chegar na medida que quer!
Beijão e sucesso!