Istanbul

Sabado, em Istanbul, foi mais um mergulho historico-cultural. Tem sido tanta informacao em tao pouco tempo que minha cabeca ja ta comecando a dar noh...hehehehEnfim, aproveitei pra tirar meu dia de folga em Istanbul porque eu precisava do dia inteiro pra poder ir em um tour e conhecer tudo (ou o maximo possivel- pq pra conhecer tudo em Istanbul precisa-se de vaaaaaaarios dias inteiros).Gostei bastante do lugar, o estilo eh bem parecido com o que eu ja tinha visto em Kusadasi, mas em proporcoes muito maiores. A cidade eh realmente muito bonita; muita historia em uma regiao privilegiada.Istanbul eh a setima maior cidade do mundo e a unica cidade dividida em dois continentes, Europa e Asia.Vi tanta coisa, mas vou ter que resumir...Um dos principais pontos turisticos eh a Blue Mosque, um mesquita ainda em funcionamento. Lembra que a primeira vez que eu fui pra Kusadasi eu comentei que eu tava almocando e de repente escutei no alto-falante um turco rezando? Na mesquita explicaram que eles rezam 5 vezes por dia, e na verdade o que eu escutei aquele dia nao era a reza em si, mas sim um aviso que estava na hora de rezar...tem auto falante pela cidade inteira e o primeiro anuncio do dia eh as 05:50 da manha, hora de acordar, lavar o rosto, as maos, os pe, e rezar. Depois, repete-se ao meio-dia, no meio da tarde, quando o sol estah a 45 graus, quando o sol se poe, e a noite. Todos tem que tirar os sapatos pra entrar na mesquita. La dentro eh deslumbrante, paredes todas de azulejos azuis e 260 janela de vidro com vitrais, alem de varias cupulas, sendo a maior com 45m de altura e 24 de diametro.Fomos tb a Ayasofya, uma mesquita maior ainda, construida em 325, cheia de mosaicos de ouro e varios outros adornos.Conheci entao o Palacio Topkapi, que ocupa 700,000 metros quadrados e serviu de casa para varios Sultoes e suas mulheres (cada um podia ter 4 esposas) durante seculos.

Almocei comida tipicamente turca, um pure de beringela e carne de carneiro.

A ultima parada foi no grande Bazar, um shopping com 4000 lojinhas, e o estilo turco de vender, com muita negociacao e insistencia. Vc passa nas lojas e os vendedores ficam te chamando, oferecendo as coisas...se vc mostra interesse por alguma coisa, eles nao deixam vc sair da loja antes de comprar. Para ilustrar o que acontece: vi uma bolsa que eu gostei, alias, ja tinha visto varias que tinha gostado mas nenhuma que valesse a pena perguntar o preco (pq dai comecaria a negociacao). Perguntei o preco e o vendedor perguntou se eu ia pagar em Lira, euro ou dolar...eu disse euro, e entao ele disse que era 75 euros. Falei obrigada e fui saindo, so pra provocar...hahahahah...ele veio e perguntou qual era o meu preco. O guia turistico recomendou que nao dessemos um preco, entao nao dei, e soh falei que tava muito caro. Ele entao disse que a bolsa era de couro, e pra provar, ele lambeu o dedo e passou na bolsa (fiquei surpresa mas logo vi que era a tecnica pra mostrar que se nao fosse couro nao absorveria)...bom, resumindo, no final comprei a bolsa por 35 dolares...








2 comentários:

Unknown disse...

cami.. tudo fantástico!

mas o mais fantástico é a tua negociação.. de 75 euros.. pra 35 dólares.. tu és muito boa mesmo.. nem os turcos dão jeito! akakkaka

bjo

Unknown disse...

Lindas as fotos!!!