Da série F.A.Q (1- sobre o processo de seleção e todas as dúvidas inicias)

Começando a contagem regressiva para o fim do meu contrato e eu começo a pensar em todas as idéias que tive pro blog nesse tempo todo e ainda não coloquei em prática. Então, como o tempo está se esgotando, vou começar a colocá-las em prática já! O primeiro projeto que vou postar a partir de hoje é uma seção de F.A.Q (frequently Asked Questions) - ou perguntas frequentemente feitas - sobre a vida de navio. O objetivo inicial do meu blog era manter contato com meus amigos e família enquanto estou aqui navegando, mas tive a surpresa de que o blog também é lido por várias pessoas que não me conhecem, e várias delas são pessoas que têm interesse em trabalhar em cruzeiros um dia, e têm várias perguntas pra me fazer. Ao longo desses meses, recebi vários emails e a partir de agora, estou juntando tudo para poder responder as perguntas das pessoas tudo ao mesmo tempo, já que as perguntas são quase sempre as mesmas. Enfim, vou escrever também porque várias pessoas têm curiosidade de como exatamente são as coisas aqui. Vou separando por tópico, e caso eu não responda alguma dúvida, me digam, e quando tiverem perguntas, me deixem nos recados que responderei!

1- Processo de seleção - As entrevistas são necessárias? Treinamento?
Sim, que eu saiba todos entram na vida de navio através de uma agência no seu país de origem, e cada agência é responsável por seu processo de seleção, que é variável. Eu, pessoalmente, passei por 3 entrevistas, a primeira por telefone, a segunda por msn (sim, messenger), e a terceira ao vivo, em Curitiba. Sim, na maioria das vezes você tem que se deslocar para ir a entrevista final, dependendo onde a agência está localizada ou onde a empresa que está recrutando está realizando as entrevistas.
A maioria das pessoas faz mais entrevistas, e o processo é primeiro entrevista com a agência e depois com a cruiseline. Passadas as entrevistas, tive que fazer um treinamento. Sim, o treinamento é indispensável, e é pago por você. Na minha opinião, é onde as agências são "recompensadas" pelo seu trabalho de ponte entre você e a cruiseline. O treinamento não é barato (paguei R$600 por 2 dias de treinamento) e é bem interessante porque responde várias dúvidas que você tem num momento onde tudo ainda é um ponto de interrogação bem grande...
Outra coisa importante sobre o processo de seleção é ter paciência, porque no total deve-se esperar de 2 a 4 meses para a conclusão do processo de seleção, até que você saiba para qual navio vai e então embarcar.
Além das entrevistas e treinamento tem que se fazer vários exames médicos e vacinas (pelos quais você tem que pagar) através de clínica indicada pela agência.
No primeiro contrato não se pode escolher o navio que se vai, mas pelo menos com a Princess Cruises é bom que a partir do segundo contrato pode-se solicitar qual navio você quer ir (de acordo com o itinerário que você tem interesse).

2- O que posso esperar na entrevista? Devo levar meu portfolio?
A minha entrevista foi bem tranquila, foi em ingles é claro, mas tenho certeza que isso nao é problema pra vc. Antes de ir na entrevista tenha claro o por que você quer trabalhar em navio e saiba que trabalhar em navios não é tudo as mil maravilhas, porque se trabalha BASTANTE. Como fotografa tenho sorte de nao ter que trabalhar tantas horas quanto os outros departamentos, mas mesmo assim tem dias que trabalho 2 ou 3 horas e outros dias (poucos) que trabalho até umas 11 horas por dia. A maioria das pessoas que trabalha em navios, em outros departamentos acaba não aproveitando muito os lugares que vamos, nem sempre podem descer nos portos porque trabalham bastante e nos horários que estamos em portos. Já os fotógrafos trabalham mais somente quando os passageiros estão no navio, e enquanto estão lá fora, temos tempo livre para aproveitar os portos que vamos.
Eu levei sim meu portfolio na entrevista. A agência me pediu pra levar um, então arrumei um portfolio bem bonitinho, escolhi minhas melhores fotos, imprimi 20x30, fiz uma capa, tudo caprichadinho, achando que seria muito importante na hora da entrevista, mas pra minha surpresa, nem pediram pra ver, e no final da entrevista, não satisfeita com o fato de ter preparado um super portfolio e o cara não ter me pedido pra ver, que perguntei se ele não queria ver. É claro que ele não negou, mas olhou tão rapidinho que nem olhou todas as fotos.

3- Dinheiro$!
Não tem como evitar mas chegar a essa questão, porque queira ou não queria, acaba sendo uma das mais importantes para a maioria das pessoas. Algumas pessoas vem pelo dinheiro e outras vem pela oportunidade. Eu, pessoalmente, vim pelas duas coisas, no sentido que achei que iria conseguir guardar a maioria do dinheiro que ganho aqui, e claro porque achei que é uma experiência singular, poder conhecer o mundo de graça, e ainda estar fazendo o que eu gosto - fotografia - e ainda ganhar dinheiro enquanto viajo. Nesse momento, já no fim do meu contrato, a conclusão que cheguei é que o mais importante realmente era a segunda opção, a experiência e oportunidade de se viajar, e não mais tanto pelo dinheiro; primeiro porque eu, nem mais ninguém que conheci conseguiu economizar muito, e segundo porque não ganhamos tanto assim. É possível sim economizar porque não temos despesa com moradia nem com alimentação.
Tenho um salário base, e cada departamento no navio tem uma meta para se alcançar por cruzeiro, e se alcançada todos dividem os lucros, mas é bem dificil alcançar essa meta, principalmente nesse navio que eu estou, que é antigo. Não ganhamos comissão por foto vendida, mas dependendo de como foram as vendas de certos itens, ganhamos um incentivo no final de cada cruzeiro.
Gasta-se dinheiro, em geral, dependendo muito dos lugares onde você vai. Mas independente de onde você estiver, é muito bom sair do navio e conhecer a culinária de cada país diferente que se vai, principalmente para se comer algo diferente da comida de sempre do navio. Além disso, um gasto constante é transporte. Nem todos os portos onde o navio atraca é perto da cidade, então muitas vezes saindo do navio precisa-se de um taxi ou ônibus se você quiser conhecer algo mais do que o porto da cidade.

4- O que devo levar a bordo?
Uma dica que parece muito boba mas é importante é antes de tudo, antes de arrumar as malas é analisar direitinho por onde o navio que você vai estará, em que época e estação do ano será, para poder planejar o que você vai precisar. Eu achei que tivesse feito isso, mas me arrependi de não ter prestado um pouco mais de atenção a isso. Por exemplo, eu sabia que vinha pro Caribe, então coloquei um biquini na mala, mas não me dei conta que passaria 3 meses no Caribe e que um biquini só não seria suficiente. Claro que um biquini é fácil de resolver, mas não foi meu único erro, e deixo isso como uma dica que vale a pena prestar atenção.No geral, tente ser versátil, escolhendo roupas para todas as estações e ocasiões. Traga calça social preta (e um terno preto se tiver) porque é uniforme e a que eles dão aqui não é muito "usável". Traga também sapato preto social CONFORTÁVEL porque se anda muito aqui de um lado pro outro no navio. Outra coisa é dar preferência para roupas mais discretas, lembrando que você vai conviver com pessoas do mundo todo e nem todas as culturas tem os mesmos padrões, portanto é muito importante ser discreto. E isso vale muito para as meninas, no Brasil se usa muita roupa curta no meio da rua, mas na maioria do resto do mundo é considerado até ofensivo, portanto deixem seus shortinhos curtos em casa. Lembrem que no navio há mais homens do que mulheres e esses homens estão há meses "enclausurados" no navio - digamos que passear pelos corredores de shortinho curto não é a coisa mais recomendável pra se fazer, se é que vocês me entendem.E por último, mas não menos importante, não exagerem no peso da mala, porque na volta sempre se tem muito mais pra se trazer...

1 comentários:

nasc disse...

Ei Camila! Tá sumida, hein? Só parece uma vez por semana... sei, esse Caribe tá te conquistando cada vez mais!! rs...
Muito bom o post, muito mesmo!
Acredito que é curiosidade de todos, interesse de muitos... o como chegar, como é, como está sendo e como deveria ser!
Muito bom mesmo!
Vê se aparece mais, aguardamos por novidades e fotos!
Bom trabalho aí e curta muito!
Beijos.